logo

CORONAVÍRUS

Fronteira entre Bolívia e MT deve ser fechada no sábado


Por Max Aguiar | Olhar Direto

img

Fronteira Bolívia com Brasil. Foto: Leouve

A partir da tarde de sábado, a fronteira do Brasil com a Bolívia será fechada. A medida foi anunciada pela presidente interina do país, Jeanine Áñez, e vale até 31 de março. Na tarde de quarta, o ministro da Justiça Sérgio Moro disse que já tratou do tema por videoconferência com as demais nações do Mercosul (grupo formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), que já adotaram medidas para barrar a entrada de brasileiros e estrangeiros de outras nações nos seus territórios. O plano é para evitar a proliferação do coronavírus na América do Sul.


O prefeito de San Mathias, Alcaide Fabio Lopes, disse ao Olhar Direto que por enquanto os estudantes do Brasil que estão na cidade boliviana foram liberados para voltar ao Brasil, porém, existe um toque de recolher que começa nesta quinta-feira (19), que no período das 17h às 05h ninguém está liberado a cruzar a fronteiras dos países.


“Nesse período nada funciona e a população precisa ficar dentro de suas casas. Essa medida é para o público em geral na noite. A partir de sábado a fronteira deve ser fechada totalmente. Estamos aguardando decreto oficial para saber se teremos mais coisas a cumprir”, disse o prefeito.


Atualmente, seis mil estudantes brasileiros fazem curso de medicina na Bolívia, na cidade de Sant Cruz de La Sierra. Em San Mathias, o fluxo de veículos aumentou muito, principalmente em ônibus. Ao chegar na rodoviária, eles passam por exames médicos principalmente para medir a temperatura. Se for confirmada febre, o passageiro é encaminhado ao hospital imediatamente e não é permitido cruzar a fronteira.


Questionado sobre medidas a serem tomadas para inibir entrada de estrangeiros pela frontiera, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse que essa decisão não compete a ele. “Isso é uma decisão que precisa partir do Governo Federal”, resumiu o governador.


Por enquanto, a única fronteira interditada é a entre o Brasil e a Venezuela, na cidade de Pacaraima (RR). A decisão do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. Segundo a portaria, a divisa entre os dois países ficará fechada parcialmente por um período de 15 dias, que pode ser prorrogado caso haja uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa).


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.